Passo a passo para resolver cobranças indevidas com o banco.

12 de março de 2023

Como agir ao identificar uma cobrança indevida em seu extrato bancário.

Cobranças indevidas por bancos podem acontecer por diversos motivos, como falhas no sistema, erros de digitação, cobranças duplicadas ou mesmo por má-fé da instituição financeira. Independentemente da causa, o fato é que o consumidor não pode ser prejudicado por uma cobrança indevida.

Se você constatar que o banco fez uma cobrança indevida, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira e solicitar a correção do erro. Se a situação não for resolvida de forma satisfatória, é possível entrar em contato com o Banco Central do Brasil, que é responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades bancárias no país.

Caso a cobrança indevida tenha causado prejuízos financeiros ao consumidor, é possível entrar com uma ação judicial para solicitar a restituição do valor cobrado indevidamente, além de indenização por danos morais, caso o erro tenha causado constrangimento ou abalo psicológico.

É importante lembrar que, em casos de cobranças indevidas por bancos, o consumidor tem direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação brasileira. Por isso, é fundamental estar sempre atento às movimentações em sua conta bancária e não hesitar em buscar ajuda jurídica caso se sinta lesado.

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O que fazer ao identificar uma cobrança indevida em meu extrato?

Ao identificar uma cobrança indevida em seu extrato bancário, é importante agir com rapidez para evitar que o problema se torne ainda maior. Confira os passos que você deve seguir:

  1. Verifique a cobrança: Antes de tomar qualquer providência, é preciso verificar se a cobrança realmente é indevida. Verifique se você não realizou a operação ou se o valor cobrado não é referente a algum serviço que você contratou.
  2. Entre em contato com o banco: Caso a cobrança realmente seja indevida, entre em contato com o banco imediatamente e solicite a correção do erro. Explique a situação e forneça as informações necessárias para que a instituição possa realizar a correção o mais breve possível.
  3. Registre o ocorrido: É importante registrar o ocorrido, anotando data e horário em que a ligação foi realizada, o nome do atendente e o número do protocolo de atendimento. Isso pode ser útil caso seja necessário comprovar o contato com o banco.
  4. Aguarde o prazo para resolução: De acordo com a regulamentação do Banco Central, o banco tem até 5 dias úteis para dar uma resposta ao cliente. Caso o problema não seja solucionado nesse prazo, é possível acionar a Ouvidoria da instituição financeira.

Se mesmo após os procedimentos acima, o banco não solucionar o problema, é importante procurar ajuda especializada. Um advogado especializado em Direito do Consumidor pode orientar sobre os seus direitos e ajudar a resolver a situação. Em alguns casos, pode ser necessário entrar com uma ação judicial para garantir a devolução do valor cobrado indevidamente e até mesmo requerer uma indenização por danos morais. Podemos ajudar?

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Foto de Capa retirada do site Freepik

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